loading...

Unhas de gel podem provocar cancro de pele

São o último grito da moda para se ter as unhas bonitas por mais tempo, mas, por baixo do verniz, esta manicure esconde vários perigos para a saúde.



Pense duas vezes antes de fazer unhas de gel, pelo menos com alguma regularidade. Duas mulheres de meia-idade desenvolveram tumores nas mãos, após exposição aos raios ultravioletas provenientes das lâmpadas usadas neste tipo de manicure. É a conclusão de um estudo norte-americano datado de 2009 e que foi publicado na JAMA Dermatology.

Foto: Impala
De acordo com esta pesquisa, ambas as mulheres não tinham antecedentes na família de cancro de pele e tanto uma como outra trabalhavam dentro de portas, pelo que a exposição solar era moderada. E m comum tinham apenas o gosto por unhas bonitas e a preferência por este tipo de manicure, rápido, barato e eficaz.



Perante isto, os médicos envolvidos na investigação não têm dúvidas dos perigos “escondidos” pelas unhas de gel e aconselham as mulheres a deixarem-se tentar por este tipo de manicure apenas em ocasiões especiais, de forma a não aumentarem os riscos de sofrer de cancro de pele.

Raios ultravioletas não são o único perigo para as unhas de gel



Segundo o dr. Miguel Correia, coordenador do Centro de Dermatologia do hospital cuf descobertas, “as unhas de gel exigem exposição a uma fonte de radiação ultravioleta no seu processamento. Esta radiação é fonte conhecida de envelhecimento e de cancro de pele. É facto estatístico conhecido que o número de carcinomas espinocelulares dos dedos está a aumentar. Embora as causas possíveis sejam diversas, esta é uma das que não podemos ignorar”.



Outra é o vírus das verrugas: “O problema das manipulações da pele que recobre a matriz da unha durante a aplicação de unhas de gel tem alguma complexidade. O tema do uso dos ultravioletas é evidente, mas não podemos subestimar a importância do vírus das verrugas como fator carcinogénico.



A inoculação deste vírus durante a manipulação da pele dos dedos no decurso de aplicação de unhas de gel é risco real. Além dos cuidados quanto à radiação ultravioleta, não devem, e não podem, ser descuradas medidas para assegurarem que estas técnicas de manicure sejam isentas de risco de infecção.”



Estas infecções podem ser virais, bacterianas ou fúngicas e é preciso preveni‑las para evitar danos, por vezes, irreversíveis, para as nossas unhas. Para evitá-las, não deve manter o mesmo verniz ou gel durante muito tempo, pois, durante esse período, não sabe o que se passa por baixo daquela camada de cor.



Protetor solar antes da manicure



Perante a conclusão deste estudo, os especialistas envolvidos aconselham as mulheres que de vez em quando querem fazer unhas de gel a usarem protetor solar antes de exporem as mãos a estes raios ultravioletas.






Loading...
INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.