loading...

Pai da bateria de lítio cria modelo mais seguro e com triplo da capacidade

O inventor das baterias de lítio está em mãos com um projecto que pode vir a revolucionar o mercado: uma bateria com o triplo da capacidade de armazenamento e que pode ser carregada em apenas poucos minutos.

Já ouviu falar de John Goodenough? Provavelmente não, mas este é o nome do responsável por uma das invenções mais úteis dos tempos modernos, a bateria de iões de lítio.


Agora, parece que o inventor está a desenvolver um novo projecto: uma bateria mais segura, com maior vida útil e capaz de recarregar em poucos minutos.

Goodenough está a trabalhar com investigadores da Universidade do Texas, nos Estados Unidos, para criar uma nova bateria, também baseada em iões de lítio, mas com uma tecnologia em estado sólido.

O inventor, actualmente com 94 anos de idade, afirma que a equipa esteve a trabalhar nesta inovação durante os últimos dois anos.

De acordo com a equipa de investigadores, esta nova bateria tem uma capacidade triplicada de armazenamento e pode ser carregada numa questão de minutos.

Para Goodenough, a nova tecnologia e aspectos como o custo, a segurança, a densidade energética, as taxas de recarga e descarga, bem como a vida útil, são críticas para os futuros aparelhos com baterias – desde smartphones mais potentes até carros eléctricos.

Nós acreditamos que a nossa descoberta resolve muitos dos problemas que são inerentes às baterias feitas hoje em dia”, afirmou.

A inovação de Goodenough e da sua equipa usa electrólitos de vidro, em vez de líquido de ião de lítio, o que faz com que as baterias sejam mais seguras e previne o risco destas incendiarem. Além disso, também permite que possam trabalhar em temperaturas mais baixas, abaixo dos zero grau Celsius.

O próximo passo é levar esta tecnologia a fabricantes de baterias, não só para testar o novo modelo como também para ver a sua viabilidade de entrar futuramente no mercado.

Fique a conhecer melhor o percurso do inventor:


Fonte e Foto: ZAP



INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.