loading...

2018 - Transferências bancárias imediatas


As transferências expresso podem ser feitas 24 horas por dia e em apenas dez segundos o montante transferido dará entrada no país europeu definido como destino.

As transferências bancárias imediatas e, em alguns casos, gratuitas arrancou em 2017 em oito países europeus, mas em Portugal a solução técnica para possibilitar a iniciativa está ainda a ser preparada. O Banco de Portugal indica que este mecanismo vai passar a estar disponível a partir do segundo trimestre do próximo ano, avança o jornal ‘Diário de Notícias’.

Ao todo são já quase 600 as entidades financeiras que vão passar a possibilitar este tipo de transferências de agora em diante. A medida foi anunciada pelo Banco Central Europeu (BCE) para tentar aprofundar a integração dos diferentes países na área do euro. As transferências expresso estão já disponíveis na Áustria, Estónia, Alemanha, Itália, Letónia, Lituânia, Holanda e Espanha.

As transferências e pagamentos podem ser feitos para países da Área Única de Pagamentos em Euros (SEPA), que engloba os 28 Estados-membros da União Europeia, juntamente com outros países como a Noruega e a Suíça. As transferências expresso podem ser feitas 24 horas por dia e em apenas dez segundos o montante transferido dará entrada no país europeu definido como destino. O limite máximo que se pode transferir são 15 mil euros.

Portugal está ainda na fase de “dotar o mercado nacional de uma solução de pagamentos imediatos compatível com os requisitos pan-europeus”, explica fonte do Banco de Portugal ao ‘DN’. “Os agentes nacionais encontram-se a desenvolver uma nova solução que assegura a interoperabilidade com os outros processadores europeus. Em Portugal, prevê-se o seu arranque no segundo trimestre de 2018”.

Fonte e Foto: Jornal Económico



Loading...
INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.