loading...

TOMADA DE CONSCIÊNCIA - Nenhum islandês com menos de 25 anos acredita em Deus


Uma pesquisa revela que nenhum jovem na Islândia – 0,0%, mais precisamente – com 25 anos ou menos acredita que foi Deus quem criou o universo.

A Iceland Magazine divulgou os resultados do inquérito, encomendado pela Associação Islandesa Humanista e Ética, que mostra que os islandeses cada vez menos se identificam como cristãos.

Enquanto o estudo revelou que 61,1% dizem acreditar em Deus, a proporção é significativamente mais baixa nos grupos etários mais jovens.

Menos da metade dos islandeses afirmaram ser religiosos – 46,4%, o número mais baixo já visto até agora.

O mais surpreendente, no entanto, é que não foi encontrado um único jovem islandês que acredite na história da criação da Bíblia: 93,9% dos islandeses com idade inferior a 25 acreditavam que o mundo foi criado no Big Bang, 6,1% não tinham opinião e 0,0% acreditavam que o mundo tinha sido criado por Deus.

As pessoas mais velhas eram muito mais propensas a professar crenças religiosas e identificar-se como cristãs do que as mais jovens. 80,6% das pessoas com idade superior a 55 se identificaram como cristãs e apenas 11,8% disseram ser ateias.

Ao mesmo tempo, 40,5% das pessoas com 25 anos ou mais jovens identificaram-se como ateias, e 42% assumiram ser cristãs.

As crenças cristãs tradicionais também parecem mais comum fora da capital Reiquiavique.

Longe da região, 77 a 90% das pessoas se identificaram como cristãs e 7,1 a 18% como ateias, por comparação com 56,2% da população de Reiquiavique que se identificou como cristã, e 31,4% como ateia.
O “problema” do Big Bang

Entre os inquiridos, 77,7% das pessoas dos 25 aos 44 anos acreditava que o mundo tinha sido criado no Big Bang, um número que diminuiu conforme aumenta a idade; 46,1% das pessoas com idade superior a 55 disse que acreditava no Big Bang, e quase um quarto (24,5%) acreditava que Deus criou o mundo.

No entanto, algumas críticas foram feitas ao inquérito nas redes sociais.

Um utilizador do Reddit, por exemplo, classificou a pesquisa como enganosa, questionando a formulação das perguntas e a sua interpretação.

À pergunta: “Como acha que o universo surgiu?”, as respostas possíveis eram apenas “O universo surgiu no Big Bang”, “Deus criou o universo” ou “Não sei” e “Outro” – deixando de fora das estatísticas as várias respostas incluídas neste último ponto com a ideia de que “Deus criou o mundo no Big Bang“.

Muitos cristãos parecem de fato estar a abraçar essa versão dos eventos, em especial desde que em outubro de 2014 o Papa Francisco afirmou que as teorias científicas não eram incompatíveis com a existência de um Criador e que as teorias da evolução e do Big Bang eram reais, sublinhando algo que o Vaticano já tinha admitido há muitos anos.

A pesquisa revelou, por fim, que uma percentagem crescente dos islandeses apoia a separação total entre Igreja e Estado. Dentre aqueles que expressaram uma opinião sobre o assunto, 72% apoiam a separação total e apenas 28% se opõem a separação.

Atualmente, a Constituição Islandesa estipula que a religião oficial do país é a Igreja Evangélica Luterana Islandesa.

Fonte: HypeScience

loading...


INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.