loading...

É bom condutor? Esta nova app e dá-lhe combustível de graça


Chama-se Hit the Road e assenta no conceito de gamification para avaliar como é que os utilizadores se comportam ao volante de um automóvel, premiando os melhores condutores.

Enquanto os carros autónomos não chegam, os humanos ainda têm tempo para dar provas daquilo que valem ao volante. Assim parece pensar a Liberty Seguros, que acaba de lançar a aplicação Hit the Road.

Diferentemente das aplicações que assentam num sistema de recompensa relacionado com o seguro automóvel, a nova app foi desenvolvida com base no conceito de gamification, ou seja, é como se de um jogo se tratasse.

Depois do consentimento expresso dos utilizadores, a app serve-se dos sensores do telemóvel para recolher informação sobre a sua condução, registando critérios como a velocidade de circulação, a força com que trava ou curva e o número de quilómetros que faz, entre outros.

Com base nos dados recolhidos através dos sensores, a aplicação calcula uma pontuação de zero a 100 para atribuir a cada viagem. Depois faz a média da pontuação de todas as viagens para calcular a pontuação geral do condutor, que aparece no ecrã principal da aplicação.

Num formato de gamification, a Hit the Road tem incorporados três tipos de desafios. Em todos é preciso cumprir um mínimo de viagens e um mínimo de quilómetros. O maior dos desafios é o individual, em que condutor vai aprendendo a conquistar melhores avaliações, que correspondem a estilos de condução mais seguros.

Mas a vertente de gaming não se fica por aí, incentivando os utilizadores a tentarem bater os resultados dos seus amigos ou candidatarem-se a prémios em equipa, participando em desafios que a Liberty Seguros irá lançar ao longo dos próximos meses. Neste arranque, está em jogo um prémio de 400 euros em combustível BP.

“Esta nova app é apenas um exemplo do que consideramos ser uma estratégia que permite ganhos num duplo sentido: não apenas incorpora uma componente “fun” e que incentiva à sua utilização, como, pelo conhecimento que recolhe do condutor, sugere-lhe comportamentos que melhorem, neste caso, a sua condução”, referiu Rodrigo Esteves, diretor de marketing da Liberty Seguros, em declarações ao SAPO TEK.

A evolução para um conceito de produto “pay as you drive” não está fora de questão, mas em sintonia com algumas outras seguradoras que estão no mercado português, o responsável considera que ainda é precoce passar a essa fase.

A aplicação Hit the Road está disponível para as plataformas iOS e Android.

Fonte e Foto: TEK Sapo



INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.