loading...

VERGONHA - 2 em cada 3 sardinhas em Portugal são importadas

As importações de sardinha cresceram a um ritmo médio anual de 11,6% em quantidade e 15,9% em valor. Espanha e Marrocos são os principais fornecedores.

O aumento de importação de sardinha fresca e congelada cresceu a um ritmo equivalente à diminuição do pescado descarregado nos portos nacionais. Os dados do INE mostram que, em 2015, foram transaccionadas em lota 13.729 toneladas deste peixe tão apreciado, sendo este o valor mais baixo desde que existem registos estatísticos sistemáticos por espécie.


Esta situação resulta dos limites de capturas impostos pela União Europeia, originando um aumento do preço e das importações, e beneficiando com isso os nosso vizinhos Espanhóis (98% da sardinha fresca e 69,9% da sardinha congelada importada para Portugal) e Marroquinos (23,2% da sardinha congelada importada para Portugal).

A consequência directa destes limites foi o aumento do preço da sardinha para o valor mais elevado dos últimos 20 anos – só nos últimos quatro anos, o preço desta espécie quase triplicou.

Fonte e foto: Dinheiro Vivo (2016)



Loading...
INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.