loading...

Não vais acreditar no que o tomate pode fazer à tua pele!


O tomate é um fruto que está presenta diariamente na alimentação da maioria das pessoas. 

Em saladas, preparação de diversas comidas, ou molhos, ele está lá. É um alimento rico em vários elementos nutritivos, que contribuem para uma boa saúde, e ajudam no bom funcionamento de todo o nosso organismo.


Ele contém vitaminas A, C, E, K, B1, B2, B3 e B6. E além disso também possui fibras, ferro, magnésio, potássio e licopeno. Esse último activo, o licopeno, é justamente o responsável pela acção positiva do tomate na pele.

Por ser antioxidante, combate os radicais livres, ou seja, moléculas instáveis responsáveis por doenças como o alzheimer, parkinson, diabetes, hipertensão arterial, câncer, entre outros. Ajuda também no retardo do envelhecimento, além de reparar os danos que factores externos como a má alimentação e até mesmo a poluição causam no organismo.

Licopeno

O licopeno presente no tomate é um carotenoide natural e é responsável pela conhecida coloração vermelha. Segundo os mais diversos estudos, esse componente além de combater os radicais livres, é óptimo para manter a pele em bom estado, protegendo-a de danos causados pelos raios solares, por exemplo. Também retarda o envelhecimento, pois previne o stress oxidativo das células da pele.

Tratamento da acne

Para tratar a acne, corte um pedaço do tomate proporcional ao tamanho da espinha e coloque no local. Deixe agir por 15 minutos e, se preciso, cole com fita crepe. Quando retirar, perceberá que o tomate “sugou” a espinha, melhorando bastante o aspecto. O resultado final será percebido após poucas aplicações.
Oleosidade

A oleosidade da pele é um dos principais causadores do surgimento de espinhas e cravos, e como sempre ouvimos dizer, “prevenir é melhor que remediar”.

Para isso, bata um tomate no liquidificador junto com um pouco de água.

Aplique esse creme na pele e deixe agir por 15 minutos.

Depois lave bem o rosto, com água fria, e enxugue levemente.

Se desejar uma máscara ainda mais potente, amasse um tomate e um abacate, misture e passe rosto.

Poros dilatados

Bata meio tomate no liquidificador acrescentado de uma colher de chá com mel.

Aplique essa mistura nas áreas em que os poros estão dilatados e deixe agir por 10 minutos.

Em seguida, lave o rosto com água fria, seque, hidrate e aplique um protetor solar.
Contra queimaduras solares

Para uma diminuição das queimaduras provocadas pelo sol ou irritações na pele, esmague meio tomate e acrescente duas colheres de chá com iogurte natural (sem adição de açúcar).

Passe na pele e deixe agir por 30 minutos.

Lave em seguida com água e seque com uma toalha limpa, mas sem esfregar.

Fonte e foto: Remédio Caseiro



INFORMAÇÃO

Algumas fotografias utilizadas neste blog e alguns artigos são provenientes de outras fontes como Jornais, Revistas, Blogues, órgãos de comunicação social, bases fotográficas estrangeiras e motores de busca. Todos os artigos tem a fonte da foto e da noticia no final do mesmo. Se alguma entidade se sentir lesada ou não permitir a utilização de algum conteúdo utilizado neste sítio comunique-nos, por favor, e prontamente será retirado.