As mentiras (fake news) mais famosas de Donald Trump


Obama não é americano

Em 2011, Trump converteu-se ao mais famoso porta-bandeira de um movimento chamado "birther", que questionava se o ex-presidente americano, Barack Obama, era mesmo nascido nos Estados Unidos e, por isso, poderia ser eleito presidente.

México envia violadores e outros criminosos para os EUA

Em Julho de 2015, num programa de televisão, Trump acusou o México de enviar criminosos deliberadamente para os Estados Unidos como imigrantes ilegais. Dias antes, no lançamento da sua campanha, ele havia feito uma generalização comparando imigrantes ilegais hispânicos a violadores.

Democratas criaram o Estado Islâmico

Em 2016, Trump afirmou em algumas entrevistas que a então candidata Hilary Clinton e o presidente Barack Obama haviam criado o Estado Islâmico, grupo militante islâmico.

"Ele (Obama) foi o fundador do Estado Islâmico. E ela (Hilary) também. Quer dizer, eu os chamo de cofundadores", disse Trump em 2016 ao canal CNBC.

Gripe suína foi igual a pandemia de coronavírus

No primeiro debate eleitoral com Biden, em setembro, Trump tentou comparar a pandemia de coronavírus com a epidemia de gripe suína de 2009, que, segundo ele, foi enfrentada de forma desastrosa por Obama.

Em resposta, o seu adversário lembrou que a gripe suína matou 14 mil americanos, em comparação com as 200 mil mortes da Covid-19.

Crianças 'quase imunes' ao coronavírus

Em Outubro de 2020, o Facebook removeu, pela primeira vez, uma publicação de Trump por violar a política de fake news sobre a Covid-19. A postagem removida era um vídeo com um trecho de uma entrevista a um canal de TV americano em que ele afirmava: "Se olharem para as crianças, as crianças são quase - e eu diria definitivamente -, quase imunes a esta doença".

Trump insistiu que migrantes haitianos comem cães e gatos

Trump insistiu nos rumores falsos que imigrantes haitianos "comem animais de estimação" no Ohio. Autoridades desmentem, Haiti condena acusações e migrantes temem pela segurança.

Comente com o Facebook: